As inúmeras confusões e formas de preconceito quando se fala em amor para nosso povo talvez provem pelo fato de usarmos apenas um verbo pra designar todos os tipos de “amor” existentes. A língua portuguesa talvez provoque esta confusão, enquanto que no grego ou latim há palavras diferentes para cada tipo.
Como dissera outrora, só amor o é capaz de mover vidas, sendo ele a fonte que nasce do “nada” em função de um tudo... Amar não é aquilo que se sente pelo outro, mas aquilo que se faz pelo outro ou pelo meio... Quando tal afeto só parte de nossas bocas dificilmente há amor ali, pois eis que o amor é muito mais gesto e atitude do que apenas palavras que toca e sensibiliza um coração.
“Ágape” é uma palavra do grego que quer dizer também amor, e está relacionado a serviço, a doação incondicional a algo ou alguém... Doação esta que nada espera e que luta por um ideal ou interesse que não é do ego... O amor ágape esta presente no trabalho a que nos dedicamos com veemência, na entrega à nossas religiões ou mesmo no Deus que cremos. Este amor é tido como um dos mais puros e perfeito pela grandeza e grau de humilde a que ele eleva às pessoas que a este se entregam.
Em nossa sociedade não é difícil encontrar pessoas que tem tal amor, pois esporadicamente nos deparamos com pessoas que se doam com tanto fervor a uma obra ou trabalho, que dá muito gosto de ver. E é perceptível que estas pessoas realmente nada esperam, pois a alegria deste individuo esta em apenas servir. O amor que eles sentem em servir nutre toda e qualquer adversidade ou dificuldade que enfrentam diariamente, o sorriso e bem estar do outro é sempre a meta de tais amantes, e é o que os impulsiona a continuar a luta. Em empresas, projetos sociais, na sua igreja ou em sua escola; nas ruas de sua cidade ou em sua casa podemos nos deparar com exemplos profundos de pessoas que vivem do amor ágape.
O incrível é poder sentir e perceber que pessoas que se doam assim de forma tão sublime e profunda a um ideal que muitas vezes aos olhos alheio nada lhes é interessante por não ter interesse em angariar riquezas matérias, faz destas pessoas serem realmente realizadas e felizes... Eu poderia até ser um pouco pretensioso e dizer que ágape é a vocação que um ser tem por se doar a algo e dizer também que todos têm uma vocação e somos predispostos e chamados a viver tal de forma plena. Podemos também ter todos os amores, mas só o ágape é suficiente pra suprir todos os que por ventura possa nos faltar. Pense nisso, obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário