Projetos


A Associação de Cidadãos e Cidadãs Solidários - VAMOS! desenvolve e acompanha os seguintes projetos:


        Projetos em andamento:

1 - PROJETO VAMOS! CRIANÇA.


       

             É um projeto sócio educativo, complementar à escola, que desenvolve atividades voltadas à promoção da qualidade de vida e ao desenvolvimento integral a 80 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e ou pessoal de bairros periféricos, oferecendo-lhes um trabalho através de encontros de sensibilizações e oficinas de informática, capoeira e música (flauta e violão), completado por um acompanhamento sociopedagógico e aulas de apoio escolar. O projeto busca a inclusão social e a promoção da resiliência dos participantes, prevenindo, assim, o risco deles ingressarem na marginalidade e possibilitando a construção de um futuro mais justo e digno.

Objetivos:

Objetivo geral
Promover a inclusão social e a resiliência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social de bairros periféricos de Bacabal MA. 

Objetivos específicos
  • Resgatar e desenvolver a autoestima e a consciência crítica das crianças e adolescentes; 
  • Desenvolver suas potencialidades físicas, artísticas, cognitivas e musicais.
  • Melhorar a sua resistência às drogas e a criminalidade;
  • Diminuir o risco de evasão escolar e ingresso na marginalidade; 
  • Elevar o nível de participação ativa na vida das suas famílias, escolas e comunidades
  • Oferecer um espaço de referência onde as crianças e adolescentes se sintam acolhidas e respeitadas; 
Atividades e Metodologia:

Buscamos o alcance dos objetivos através de atividades sócio-pedagógicas sempre levando em consideração três aspectos importantes para alimentar as necessidades de cada criança como “ser” integralmente:

O PENSAR: Rodas de conversa, reforço escolar e alfabetização básica, aulas de informática, leitura, produção textual e criação de paródias
O SENTIR: atividades artísticas/ culturais (Música, circo, teatro, expressão corporal, relaxamentos, capoeira, desenhos, pintura, artesanato)
O AGIR: brincadeiras, jogos, dinâmicas, esporte, recreação, apresentações, passeios

O nosso trabalho está sendo desenvolvido através de mini- projetos relacionados a um tema gerador. Os mini-projetos são planejados e preparados pela equipe pedagógica do Projeto VAMOS! CRIANÇA de acordo com a realidade concreta do público atendido.

Localidades do projeto:

BAIRRO NOVO BACABAL
Centro Comunitário Paulo Freire
Avenida Brasília, 210

BAIRRO ALTO DA ASSUNÇÃO
Centro Comunitário 
VP 06, s/n


2     - PROJETO VAMOS! ENCANTAR.
O Projeto Vamos! Encantar foi implantado em setembro de 2015. É um projeto de educação musical mantido pela Associação de Cidadãos e Cidadãs Solidários Vamos! que acompanha 20 crianças, adolescentes e jovens  de 10 a 28 anos em situação de vulnerabilidade social nos bairros periférico de Bacabal- MA. O seu objetivo principal é resgatar e promover a resiliência de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social e ou pessoal, utilizando a música como ferramenta de inclusão social e conquista da cidadania plena.

       Objetivo Geral:

Promover a resiliência de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social e ou pessoal, utilizando a música como ferramenta de inclusão social e conquista da cidadania plena.

Objetivos Específico
  •   Resgatar e desenvolver a autoestima e consciência crítica dos participantes;
  •    Estimular e despertar a sensibilidade e o interesse pela música, permitindo aos participantes a percepção, a interpretação e a expressividade das emoções por meio de técnicas, de estudos progressivos e de execução de diferentes estilos musicais;
  •  Oferecer atividades que possa desenvolver em cada participante, habilidades com instrumentos musicais;
  •  Criar a banda Vamos! Encantar oferecendo oportunidades aos adolescentes e jovens de Bacabal mostrar seus talentos musicais;
4          Metodologia:
As atividades são desenvolvidas em três dias da semana, segunda-feira, terça-feira e quarta-feira das 19:00 ás 21:00 horas. O trabalho acontece atendendo as necessidades individuais e coletivas do grupo através de rodas de conversa, relaxamento, dinâmicas de integração e aulas teóricas e práticas de música com o objetivo de formar a Banda Vamos! Encantar.

  VOLUNTARIADO SOLIDÁRIO



 .
Para desenvolver um trabalho de qualidade e fortalecer a solidariedade entre as pessoas e grupos da sociedade bacabalense, estamos abertos para receber voluntários e estagiários. Estes podem nos apoiar nas seguintes áreas:

  • Trabalho pedagógico com as crianças e adolescentes: (apoio escolar, recreação, oficina de informática, música, capoeira, e outras áreas)
  • Captação de recursos locais (sistema de apadrinhamento)
  • Coordenação da Associação VAMOS! (organização do escritório, documentação do trabalho etc.)
  • Realização de eventos e ações
  • Cadastramento de Cupons Fiscais no Sistema do Programa Nota Legal
  • Informe-se e entre em contato com a nossa equipe! (98) 98144-3613 - Lemos e (99) 9146-8023


PROJETOS AGUARDANDO APROVAÇÃO:

PROJETO MIDI@RTE

        O Projeto Midi@rte destina-se a 40 adolescentes e jovens de 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade e risco social provenientes de bairros periféricos de Bacabal, selecionados pela equipe pedagógica do projeto em cooperação com instituições municipais (CREAS, CRAS, Conselho Tutelar) conforme critérios pré-estabelecidos.
OBJETIVOS:

Objetivo Geral:
     Resgatar e promover a resiliência de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, utilizando os recursos midiáticos como ferramentas na conquista da cidadania plena.

Objetivos Específicos:
 Resgatar e elevar a auto-estima dos adolescentes e jovens e promover a sua consciência crítica
 Elevar o nível de conscientização sobre direitos e responsabilidades como cidadãos
 Resgatar o potencial individual dos adolescentes e proporcioná-los o desenvolvimento de novas habilidades e o acesso aos espaços midiáticos
 Incentivá-los a construir projetos de futuro e planejar sua realização
 Formar “agentes de transformação” que multiplicam seu conhecimento nas comunidades menos favorecidas da cidade e sensibilizam a população bacabalense para problemas sociais, econômicos e ambientais do município
 Proporcionar aos adolescentes um espaço de referência para conversar, refletir e questionar e desenvolver assim novos valores e mecanismos de relações humanas
 Elevar o nível de criatividade e capacidade de trabalhar em equipe e despertar os adolescentes para a ação pela vida e para o envolvimento comunitário e social

METODOLOGIA E ATIVIDADES:

        Desenvolvemos um trabalho diferenciado, partindo da realidade concreta de cada adolescente baseado nos paradigmas pedagógicos de Paulo Freire e no conceito da trimembração do ser humano. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno e levá-lo a entender sua situação para que ele desenvolva autonomia e criticidade, visando a transformação da sua realidade. Sabendo que ensinar não é transmitir conhecimento, o Projeto Midi@rte cria as possibilidades para a produção do saber.
O Projeto já foi realizado em duas etapas de 12 meses, sendo: a 1ª etapa no ano de 2013 e a 2ª no ano de 2014, cada etapa com 20 participantes.

Localização do Projeto:
Bairro Alto da Assunção
VP 06, S/N – Centro comunitário Nossa Senhora da Assunção
______________________________



PROJETOS ENCERRADOS:

                                                   ESTÁGIO PRÓ-CIDADANIA                                             

       Junto ao Poder Judiciário Estadual, comarca de Bacabal, a Associação VAMOS! implantou, em outubro de 2007 a 2009, o Estágio PróCidadania que ofereceu um estágio de três meses, para 120 adolescentes em situação de risco de bairros de periferia da cidade de Bacabal. Teve como objetivo a inclusão social dos participantes e sua inserção no mercado de trabalho.

                                                      CAPOEIRA E CIDADANIA

      Em parceria com a Polícia Militar, a Associação VAMOS! desenvolveu o projeto CAPOEIRA E CIDADANIA nos 2007 a 2010, que atendeu 70 crianças e adolescentes provenientes dos bairros Novo Bacabal, Mutirão, Vila Coelho Dias e Vila Pedro Brito. Teve como objetivo elevar a sua integração social e prevenir o risco deles ingressarem na marginalidade (drogas, criminalidade etc.). Além de treino de capoeira, os participantes receberam, duas vezes por semana, aulas de ética e cidadania e resistência a drogas e criminalidade. O acompanhamento sócio-educativo foi complementado por visitas domiciliares e reuniões com os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes.

 ECONOMIA SOLIDÁRIA

        A Associação VAMOS! acompanha no bairro Novo Bacabal, em conjunto com outros grupos da sociedade civil organizada, o projeto de desenvolvimento local VAMOS! NÓS PODEMOS e empreendimentos da Economia Popular Solidária. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e o grau de organização comunitária das famílias, gerar novas possibilidades de emprego e renda e construir espaços de participação social e cidadania a partir das aspirações da comunidade. Diante do agravo de violência e insegurança no bairro Novo Bacabal, a Associação VAMOS! promove, desde julho de 2007, uma mobilização comunitária, junto aos moradores e suas organizações, órgãos públicos e representantes da sociedade civil organizada. O objetivo dessa mobilização é promover o diálogo entre os envolvidos em busca de melhoria da segurança pública no bairro.

                                                 


Um comentário:

  1. muito bom,pena que poucas pessoas sabem disso,deviam anunciar mas para a população se manifestar cada vez mas e estar presente e acompanhar o desenvolvimento dos filhos...

    ResponderExcluir