26/10/2011

Projeto Vamos! Criança é premiado como Semifinalista do Premio Itaú-UNICEF edição 2011.





A cerimônia de Premiação aconteceu no dia 19 de outubro de 2011 as 19h:00 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza –CE. Contou com a presença de representantes da UNICEF, Fundação Itaú Social e CENPEC; parceiros: o Canal Futura, a Undime e o Congemas; e Avaliadores que participaram do processo de seleção.
O projeto Vamos! Criança foi representado pelo seu coordenador Manuel Gonçalves Lemos e desta vez, as escolas parceiras foram homenageadas com um certificado, e de Bacabal foi a Diretora da Escola Parceira do Bairro Novo Bacabal a Senhora Cristiana Ferreira Lima Maciel. Foi uma cerimônia belíssima e contagiou a todas que estavam presente.
A edição do Prêmio Itaú-Unicef, iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), bateu recorde de inscrições. Foram computadas 2.922 inscrições de projetos sociais de todo o Brasil. Criado em 1995, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o prêmio é pioneiro ao estimular experiências de educação integral no Brasil.
O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com políticas públicas de educação e assistência social, para ampliar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens. Experiências que transformam é o mote desta edição, que estimula a reflexão sobre ações educativas que transformaram a vida das comunidades.
Os projetos foram avaliados por região: São Paulo (Região Metropolitana e litoral do Estado de São Paulo), Ribeirão Preto (interior do Estado de São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Goiânia (Região Centro-Oeste), Belém (Região Norte), Curitiba (Região Sul), Fortaleza (Região Nordeste) e Rio de Janeiro (Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo).
O processo seletivo dos projetos inscritos foram dividido em seis etapas. A primeira verificou a estrita compatibilidade das organizações e seus respectivos projetos com o regulamento do prêmio. Em seguida, as ONGs foram agrupadas regionalmente e por porte financeiro: micro, pequeno, médio e grande. Essa divisão em categorias possibilitou uma avaliação mais equânime. Na fase seguinte, foi efetuada uma seleção regionalizada de até 160 projetos semifinalistas em todo o País, até 20 por regional e cinco de cada porte.
“Ficar entre os cinco projetos de Médio porte premiados como semifinalistas da região nordeste vem nos dar força para continuar lutando por dias melhores para as nossas crianças e adolescentes. Os dias de encontro contribuíram para a troca de experiências entre representantes de outros projetos premiados e escolas parceiras fortalecendo assim a nossa caminhada”, comenta Lemos, coordenador do projeto Vamos! Criança.

Um comentário: