15/05/2011

MUTIRÃO DA SAÚDE PROMOVIDO PELOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – CENTRO DE BACABAL - MA.










Nos dias 12 e 14 de maio de 2011, acadêmicos e professores do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – Centro de Bacabal – MA, deram continuidade as ações programadas na XVI semana de enfermagem. Dia 12 realizaram o mutirão de coleta de fezes das crianças do Projeto Vamos Criança e para o exame preventivo nas mulheres do Bairro novo Bacabal; dia 14 aconteceram cerca de 190 consultas, que se dividiram em 74 consultas médicas e 116 consultas de enfermagem; entrega dos exames de fezes e de medicamentos para as pessoas que procuraram participar do evento.
Os resultados obtidos realmente impressionaram os acadêmicos e profissionais que ali estavam, pois foi percebida uma acentuada quantidade de parasitoses (verminoses) em geral. Os acadêmicos do 4º e 6º período propuseram-se fazer investigações na comunidade alvo, em especial os alunos do Projeto Vamos Criança, além de palestras para conscientização da comunidade circunvizinha a fim de prevenir essa acentuada epidemia de parasitoses.
Participaram desta ultima fase dois médicos de Pio XII, Dra. Graça e Dr. Pereira, professoras e acadêmicos de enfermagem que se dedicaram intensamente em atender os moradores do bairro com muita dedicação. A Associação Vamos foi a parceira deste evento e procurou envolver as entidades do bairro na mobilização junto a comunidade para que os benefícios atendesse o maior numero possível de moradores.
Depoimentos de participantes do mutirão da saúde:
“O Evento foi importante do ponto de vista em que se trouxe o curso de enfermagem para o meio da comunidade. Esperamos continuar a contar com a parceria da Associação Vamos para fazermos ações mais ampla, pois a universidade trabalha com extensão e nós precisamos de parceiros que nos ajude. Agente atendeu até mais que prevíamos, e está de parabéns a associação vamos, pois foi o ponto alto de mobilização da comunidade”. (Beatriz Silva - Professora)
“Foi uma ação muito positiva, pois percebemos que é um bairro carente e precisa dessas ações voluntárias; foi bem organizado, as crianças do projeto fizeram o exame de fezes receberam o resultado e o remédio para combater as verminoses e percebemos que foi um evento muito bom. (Antonia Alves - Associação Vamos)
“A satisfação da população podia ser percebida com o sorriso das mães que já saiam com seus remédios e orientações sobre a prevenção contra essas parasitoses”. (Paulo Henrique – acadêmico de Enfermagem)

Um comentário:

  1. OS ORGANIZADORES DO PROJETO VAMOS ESTÃO DE PARABÉNS POR ESSE GRANDE EVENTO. E QUEM SÓ GANHA COM ISSO É A COMUNIDADE CIRCUNVIZINHA!

    ResponderExcluir